Artigo
PNL, o que é?
PNL é uma ciência comportamental baseada num conjunto de metodologias e técnicas específicas.
Foi fundada em 1976 por Richard Bandler (Matemático e Terapeuta Gestalt) e John Grinder (Línguista). Recentemente, John Grinder reconheceu ainda Frank Pucelik como um co-criador.
Definida como o estudo das estruturas das experiências subjectivas, a PNL estuda os Modelos ou "Programas" criados pela interação entre o Cérebro ("Neuro"), a Linguagem (linguística) e o Corpo, subjacentes ao comportamento humano, assim como a intervenção na modificação destes modelos inconscientes, por forma a atingir uma mudança breve mas efetiva de comportamento.
Segundo a PNL, é esta interação que produz ambos os comportamentos: os eficientes e os ineficientes. É também responsável pelos processos subjacentes à excelência do Desempenho Humano e às Patologias.
Grande parte das técnicas da PNL derivam da observação de modelos de excelência, desempenhados por especialistas nas mais diversas áreas profissionais, nomeadamente psicoterapia, negócios, hipnose, advocacia e educação.
Os avanços na Linguística, Informática e sobretudo nas Neuro-ciências têm contribuído para uma observação mais analítica e com resultados de intervenção mais efectivos.
Deixo-vos aqui o link para a Enciclopédia de PNL, [http://nlpuniversitypress.com/], desenvolvida sob a Coordenação de Robert Dilts, onde poderão descobrir mais sobre esta temática, suas metodologias e técnicas.
Todavia, a genuína compreensão da PNL e do seu impacto na mudança célere no comportamento humano, só se compreende experienciando.
Ana Afonso
sr consultant UQ35